quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Atividade 3

                
                Avaliar software "educativo"

  A internet está cheia de softwares, alguns muito bons, outros nem tanto, com base no artigo Avaliar software "educativo" do autor Carlos Nogueira Fino, esses programas podem ser inseridos dentro das escolas, desde que se encaixem no que diz respeito a uma educação de qualidade, ou seja, que venham contribuir para o desenvolvimento das competências dos educandos segundo o Currículo Nacional de Ensino Básico e auxiliando o próprio educador no decorrer de suas atividades, por isso faz-se necessário que esse educador faça uma análise antes de apresentar ou indicar um software aos seus educandos. A partir dessa reflexão, pontuei alguns requisitos referentes a este software: http://sitededicas.ne10.uol.com.br/software.htm  como uma ferramenta educacional.
  • É bem colorido, algo que atrai as crianças;
  • É bastante lúdico;
  • Possui qualidade cientifica e pedagógica;
  • Pode ser usado tanto pelos pais, quanto pelos professores e alunos;
  • Incentiva a leitura;
  • Promove interação de outros idiomas através de jogos;
  • Trabalha o lógico-cognitivo através de jogos matemáticos;
  • Trabalha a percepção e concentração;
  • Não apresenta discriminações referentes a sexo, etnias, ou qualquer tipo de deficiência;
  • É interdisciplinar.


FINO, Carlos Nogueira: Avaliar software "educativo". Universidade da Madeira



  

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Atividade 1




A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento 

(Juan Ignacio Pozo)

A sociedade atual está cada vez mais exigente e segundo Juan Ignacio Pozo, essa mesma sociedade está vivendo momentos paradoxais em relação à aprendizagem, onde ao mesmo tempo em que mais pessoas estão buscando sua formação, novos conhecimentos ou estão no processo de formação continuada, por outro lado há pessoas com dificuldades de aprendizagem e isso é interpretado como um fracasso escolar.
            No decorrer do texto fica claro também a necessidade e a busca de novos conhecimentos, ou seja, o processo de formação é importante e pode levar a vida toda e que o ensino-aprendizagem está ligado tanto à vida pessoal quanto a social, cultural e econômica desses indivíduos, e que as escolas já não são mais vistas como as detentoras de conhecimentos prontos e acabados e mais esses conhecimentos passaram ter validades, assim como os alimentos acondicionados, com datas de fabricação e prazo de vencimento e que saber e pensar sobre algo não significa verdade absoluta, porque o que hoje é verdade, amanhã pode não ser mais.
            Atualmente, além das escolas há outras formas de se buscar novos conhecimentos, através das novas tecnologias como a internet por exemplo. Mas algo muito e tão importante como o conhecimento é saber se utilizar do mesmo, e aliar isso a novas ferramentas tecnológicas e a partir dessa realidade, proporcionar novas formas de ensino-aprendizagem. As escolas precisam estar atentas a esse avanço tecnológico porque dessa forma elas estarão em constante atualização e inovação.


Maria de Nazaré Almeida Amorim

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

atividade 2

O uso da tecnologia na educação é bom ou ruim?

       O uso de tecnologias como recurso pedagógico, está se tornando cada vez mais frequente pelos educadores, porque não se pode evitar que os alunos levem para sala de aula os celulares, tablets, notebook etc., no entanto há ainda algumas resistências no uso dessas tecnologias por parte de alguns professores e até de alguns pais de alunos, por optarem pelo ensino tradicional.
     Muitas vezes o educador sente-se pressionado com todos os avanços tecnológicos já existentes, e acaba adotando essa tecnologia em suas aulas, contudo se ele não estiver preparado para essa nova metodologia de ensino, suas aulas não apresentarão qualquer rendimento, ao contrario, servira apenas como passatempo para os alunos. Diferente de um professor que buscou conhecimento e métodos de como adequar a tecnologia em suas aulas, certamente esse professor vai envolver seus alunos nas aulas, tornando assim aula mais dinâmica onde o aluno deixa de ser apenas um receptor e passa a participar trocando informações com o professor.
     Não basta ter o acesso às tecnologias, é preciso utilizá-las de forma educativa, cabe ao professor decidir se o uso da tecnologia é bom ou ruim, ou seja, dependerá muito do modo como ele vai utilizar a essa tecnologia em sua aula.




Gilclene Pereira Sobral de Brito
Maria de Nazaré Almeida Amorim

quarta-feira, 18 de setembro de 2013